Você já chegou em um posto de combustível e foi atendido por um frentista mal intencionado? Infelizmente isso não é difícil de acontecer e ocorre com uma frequência ainda maior quando o motorista é uma mulher. Seja por acreditar que é mais fácil e menos perigoso abordar uma mulher ou por achar que as mulheres entendem menos de seus carros. E nós sabemos que os golpes de frentistas são bem desagradáveis. 

Por isso, criamos este artigo para ajudar os motoristas de plantão, principalmente aqueles que não possuem muito conhecimento técnico do veículo. Hoje mostraremos 5 dicas valiosas de como evitar golpes de frentistas mal intencionados.

 

5 dicas para fugir dos golpes de frentistas

Aqui em nosso blog você já viu dicas para mulheres no volante não serem trapaceadas em oficinas. Afinal, essa é outra situação muito comum no dia a dia dos motoristas.

Agora, você irá descobrir 5 dicas para evitar os “golpes” mais comuns que os frentistas tentam aplicar. Muitos desses acabam passando despercebidos por falta de atenção ou conhecimento. Por isso, vale muito a pena manter a atenção enquanto estiver no posto de combustível.

 

1) Leia o manual do veículo

Em primeiro lugar, vale reforçar uma dica super básica mas que muitas pessoas ignoram. Ler o manual de um veículo é essencial para sua conservação e para evitar futuros “golpes”. Tanto em mecânica, como em postos de combustível ou lava rápidos.

Nele você encontrará informações cruciais como, por exemplo, a capacidade máxima de seu tanque e a pressão ideal para calibrar os pneus. Ainda saberá a recomendação da km ou dos meses para troca de óleo e revisões. Em alguns modelos, você também encontra indicações de produtos para usar, como marca e tipo de óleo.

 

2) Não aceite aditivos para combustível

Em segundo lugar temos uma dica sobre uma situação extremamente normal quando se está abastecendo o carro. Praticamente todos os frentistas tentam vender os “famosos e milagrosos” aditivos de combustível, especialmente quando se coloca gasolina.

Só que eles esquecem de te falar que não há necessidade alguma de você utilizar esses produtos em seu carro. Isso porque os próprios combustíveis, até mesmo o etanol, já possuem os aditivos necessários em sua composição. Ou seja, ao invés de ajudar o motor e os outros componentes de seu carro, esses produtos acabam prejudicando e alterando a qualidade do combustível colocado.

 

3) Atenção a todos os fluídos do veículo para evitar golpes de frentistas

E não podemos deixar de falar de uma tentativa muito famosa dos frentistas enganarem as mulheres no volante: água e fluidos do motor, seja o óleo ou até mesmo o líquido de arrefecimento. Porém, muitos não sabem o que estão falando ou oferecendo. Além disso, o melhor momento para checar esses fluidos é com o motor frio.  

Por exemplo, quando falamos sobre o óleo, o momento mais indicado para fazer a checagem é de manhã ou antes de você utilizar o veículo. Afinal, as elevadas temperaturas do motor alteram o estado físico do óleo, dando a impressão que é preciso trocar quando na verdade está tudo bem. Além disso, outro ponto importante é sempre dar preferência para fazer as verificações em um local plano.  

Por isso, sempre recomendamos que você tenha um mecânico de confiança que possa acompanhar o seu veículo e realizar a troca de todos os fluidos apenas quando for realmente necessário.  Em uma oficina de confiança você terá todo o suporte de profissionais que realmente sabem o que estão fazendo. Além, claro, das ferramentas e produtos específicos para o seu carro.

 

4) Sempre confira o painel que mostra o preço e os litros do combustível

Outra dica fundamental, e que pode evitar gastos desnecessários, é conferir o painel indicativo de valores e litros antes de começar o seu abastecimento. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas já foram enganadas por frentistas que não zeraram o sistema da bomba de um cliente para outro.

Então, fique sempre de olho se tudo está zerado, assim como o ritmo que a bomba apresenta durante o abastecimento. 

 

5) Peça para o frentista não abastecer além do limite

Por fim, uma situação que ainda ocorre com certa frequência e que muitos não sabem que é prejudicial para o veículo, é o exagero. Aquele momento em que mesmo depois que a bomba trava, indicando que o carro foi abastecido até o limite, o frentista insiste em colocar mais um pouco.

Além de ser prejudicial para a pintura, em caso de derramamento, ou até mesmo a segurança de todos no posto de combustível, é extremamente nocivo para o carro. Inclusive, essa recomendação é uma indicação que vem no manual do próprio automóvel. Assim, sempre que for abastecer peça ao frentista que não insista em colocar gasolina quando a bomba travar.

Com essas dicas você estará mais seguro contra os golpes mais comuns de frentistas . E lembre-se de compartilhar esse artigo com outras mulheres e homens que já foram enganados em algum lugar, afinal, a união faz a força não é mesmo?

E para mais conteúdos que te deixam por dentro do universo automobilístico de maneira descomplicada, é só acessar nosso blog clicando aqui! Ou se preferir, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.