Quem nunca passou pelo grande dilema entre comprar carros novos ou carros usados? Para muitos, esse embate é repleto de dúvidas e mitos que foram repassados entre os motoristas durante muitos anos.
E para te ajudar de uma vez com esse grande dilema, separamos algumas vantagens e dicas que fazem toda a diferença na hora de comprar um carro usado. Mas, já adiantamos que sim, vale a pena comprar um seminovo!
É só prestar atenção em alguns pontos fundamentais, fazer boas pesquisas e contar com alguém de confiança que realmente entenda de carro. Para saber mais, continue a leitura.
Principais vantagens de comprar carros usados
1) Preço mais baixo
Em primeiro lugar, vale a pena destacar que ao sair da concessionária qualquer veículo perde 20% do seu valor de mercado. Ou seja, independentemente da quilometragem de qualquer seminovo, ele já será pelo menos 1/5 mais barato.
E não precisamos nem comentar como essa diferença de valor afeta seu orçamento, não é mesmo? Isso sem contar que outra vantagem é a facilidade na hora de negociar, fazer uma oferta de valor mais baixo ou até trocas.
2) Documentação, emplacamento e IPVA mais barato
Sem dúvida os gastos com documentação, emplacamento e IPVA são pontos que devem ser levados em consideração na hora da compra. Afinal, são exigências fundamentais para que você possa dirigir seu carro tranquilamente por aí.
E você sabia que esse custo cai consideravelmente quando se trata de carros usados? Isso porque na maioria das compras envolvendo seminovos e usados você só precisará se preocupar com a documentação e o IPVA.
3) Acessórios ficam mais acessíveis nos carros usados
Quem nunca quis comprar um carro novo com ar condicionado, vidros elétricos, acessórios e mimos tecnológicos que deixam o veículo mais confortável ou seguro? Mas, sabemos que no final das contas esses itens deixam a compra muito mais cara!
Por isso, essa acaba sendo outra grande vantagem de comprar um carro usado. Vale lembrar que até os modelos repletos de acessórios e tecnologia, também perdem valor ao sair da concessionária. Ou seja, você conseguirá comprar um veículo completo sem precisar estourar o seu orçamento.
Por exemplo, digamos que você pode gastar em torno de R$ 40.000,00. Com esse valor, você compraria um modelo 0km super simples, só com os principais acessórios de segurança. Ao optar por um seminovo, com essa mesma quantia é possível achar algumas opções com acessórios extras para ter mais conforto e segurança.
4) Carros seminovos também possuem garantia
Isso mesmo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a concessionária ou loja que realizou a venda deve oferecer 90 dias de garantia e resolver qualquer reclamação dentro desse período. Seja um problema no motor, câmbio ou até mesmo falhas elétricas.
E mais, o responsável pela venda tem até 30 dias para solucionar a reclamação. Porém, isso só é válido se você comprar o carro com um estabelecimento jurídico, ok? Essa garantia não é contemplada nas vendas entre pessoas físicas.
Cuidados ao comprar carros usados
Peça ajuda para um mecânico de confiança
Se você não tem muito conhecimento sobre carros e suas peças, recomendamos que leve alguém que domine o assunto para avaliar o veiculo antes da compra. Seja um familiar, um conhecido ou até mesmo um mecânico de confiança. Afinal, seguro morreu de velho, não é mesmo?
Hoje em dia existem oficinas de confiança que realizam avaliações para compra de seminovos e usados. Nessas avaliações pode-se dizer que o veículo é “revirado de cabeça para baixo” a fim de saber o estado real do carro. Desde condições superficiais como pintura, até as mais técnicas como o motor, suspensão e parte elétrica.
Peça um teste drive
Não tenha vergonha de solicitar um teste drive antes da compra! Muitos problemas você só percebe dirigindo. Por isso, é fundamental dar algumas voltas com o veículo que pretende comprar. Lembre-se de ficar de olho nos barulhos que possam aparecer durante esse trajeto.
Tabela FIPE
É essencial conferir o valor segundo a tabela FIPE. Além de ficar por dentro dos valores para as negociações, ela também servirá de base para saber se o veículo realmente está em bom estado. Não é incomum vendedores desonestos baixarem muito os preços, como “super promoções” para se livrarem de carros defeituosos.
Laudo cautelar e de transferência
Caso esteja decidido sobre a compra, após finalizar todas as etapas anteriores, pergunte ao vendedor se ele tem um laudo cautelar. Você pode solicitar esse documento para ter ainda mais segurança, uma vez que ele traz algumas vantagens excelentes:
- Análise da originalidade dos pontos de identificação dos veículos como: Chassi, Motor, Câmbio, Vidros, Etiquetas de identificação.
- Verificação da existência de reparos estruturais significativos no veículo.
- Análise da gravação do número de motor e chassi conforme o padrão do fabricante, além dos itens de segurança e documentos do veículo.
Por fim, não podemos esquecer do laudo de transferência que é obrigatório para transferir a propriedade do veículo para você.
Caso tenha alguma dúvida remanescente, nossa rede de parceiros estará à disposição para ajudar.
Revvi: Te ajudamos a escolher e cuidar de quem anda com você
E falando em oficinas de confiança, você sabia que a Revvi tem uma rede de oficinas parceiras de confiança, qualidade e segurança? Comprar um seminovo ou usado nunca foi tão fácil.
Para conhecer melhor tudo o que podemos fazer por você, clique aqui!
Você também pode se cadastrar em nossa newsletter para receber novidades: