Você já pensou em fazer a conversão do seu veículo para GNV? Praticamente todos os donos de veículos já pensaram sobre esse assunto, especialmente nesses últimos anos com os aumentos cada vez mais elevados e constantes da gasolina e do etanol.

Por isso, desde 2020 a procura pelo “kit gás”, oficinas especializadas em instalação ou manutenção de cilindros GNV aumentou de maneira exponencial. Porém, essa demanda teve uma brusca parada quando a Petrobras anunciou um reajuste de 19% no GNV. E, infelizmente, esse preço poderá ser ainda mais alto para o consumidor final.

Como consequência muitos motoristas acabam deixando o assunto de lado. Afinal, o investimento para adaptar o automóvel pode assustar em um primeiro momento.

E para te ajudar a entender se realmente vale a pena fazer essa adaptação preparamos esse artigo. Nele vamos explorar um pouco mais sobre o que é de fato o GNV, além de seus prós e contras.

 

O que é GNV?

Também conhecido como gás natural veicular, o GNV não é uma novidade. E como ele costumava ser mais econômico, há anos motoristas optam pela conversão de seus veículos. Porém, por ser mais complexo e precisar de um investimento inicial considerável muitas pessoas ainda ficam em dúvidas sobre ele.

Outro ponto que gera dúvidas é a questão da segurança, uma vez que os cilindros de GNV ficam no porta malas do carro e se não tiverem a manutenção correta podem explodir. Mas, atualmente existem fabricantes e oficinas especializadas na instalação, manutenção e reparos do kit gás. Sem contar nas diversas avaliações e procedimentos do INMETRO e do Detran para a liberação e documentação do veículo.

Ou seja, se tudo for feito da maneira correta, não há motivos para preocupação. Lembre-se sempre que a manutenção preventiva do veículo, em qualquer situação ou modelo, é essencial para manter a sua segurança e a saúde do seu carro. 

 

Como adaptar o meu carro para GNV?

Atualmente no Brasil não existem carros que saem das montadoras com essa instalação. Por isso, se você deseja alterar o seu veículo é necessário procurar uma oficina especialista no assunto, que trabalhe de forma segura e certificada.

Além disso, o seu primeiro passo será procurar o Detran para obter a autorização de instalação do GNV em seu carro. Só assim você poderá ir até uma oficina certificada e de qualidade para adaptar o seu veículo.

E lembre-se de sempre verificar se o seu kit gás possui o selo de garantia e certificação do INMETRO. Isso porque só modelos com esse selo poderão ser abastecidos em postos convencionais.

 

Vale a pena adaptar seu carro para GNV?

Tudo depende de muitos fatores como orçamento disponível, km rodados por dia no veículo, viabilidade de realizar sempre as manutenções preventivas e conservação adequada, etc. Por isso só você pode decidir após analisar todos os pontos. 

Mas, nós podemos te ajudar listando os principais prós e contras para sua decisão ser mais consciente.

Prós: 

  • Os gastos com os combustíveis diminuem consideravelmente, principalmente para quem roda muito;
  • O investimento da instalação acaba retornando para o seu bolso eventualmente;
  • Emite menos poluentes no ar;
  • Faz o óleo, o sistema de injeção e do escapamento terem uma vida útil maior;
  • Taxa de desconto no IPVA (para saber mais sobre o valor é preciso consultar as normas de seu estado.);
  • Consome menos combustível.

Contras:

  • Perda da garantia de fábrica;
  • Desvalorização na hora da venda ou troca;
  • Gastos com inspeções anuais e com a que ocorre a cada cinco anos;
  • Desgastes maiores nos pneus, molas e amortecedores devido ao peso dos cilindros;
  • Também podem ser encontrados danos no cabeçote e no sistema de ignição com mais frequência;
  • Perda de espaço no porta-malas;
  • Investimento inicial elevado para a instalação regularizada pelo Detran;
  • Perda de potência;
  • Manutenção obrigatória em oficinas especializadas em GNV;
  • Problemas na bomba e nos bicos injetores de combustível por inutilização.

Por fim, vale ressaltar mais uma informação: assim como outros combustíveis, o GNV também sofre reajustes recorrentes nos preços. Só que, a princípio, essas alterações são mais espaçadas, o que acaba beneficiando os consumidores. Tudo depende da inflação e da situação econômica do país.

Agora que você já conhece mais sobre o GNV fica mais fácil analisar todos os pontos antes de decidir pela conversão do seu veículo.

 

Quer aprender mais dicas para cuidar do seu carro? Então é só acessar nosso blog ou nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.