Viajar com nosso animal de estimação pode ser uma experiência maravilhosa, mas é importante garantir a segurança e o conforto deles durante o transporte. Seja de carro, avião ou ônibus, é fundamental seguir algumas dicas para que a viagem seja tranquila para todos.
Por isso, em homenagem ao dia mundial dos animais (04 de outubro), nós preparamos um conteúdo exclusivo com dicas valiosas que podem melhorar a experiência de quem gosta de viajar com seu cachorro. Aproveite!
Itens essenciais para qualquer tipo de viagem
Primeiramente, vale reforçar que independente do meio de transporte escolhido, é importante garantir que seu animal de estimação esteja devidamente identificado. Para isso, coloque uma plaquinha de identificação na coleira com o nome do cachorro, o nome do tutor e telefone para contato.
Outro ponto indispensável é ter os documentos do pet atualizados, principalmente se for uma viagem de avião ou de ônibus. Isso será importante para comprovar que a vacinação está em dia e que o animal está em ótimo estado de saúde para viajar.
Por fim, outra dica que vale para todos os tipos de viagem é sempre carregar água para manter o cachorro hidratado. Por outro lado, é recomendado dar comida pelo menos 1 hora antes da viagem para evitar que o pet passe mal durante o trajeto. Mas, se for uma viagem longa, é importante ter alguns petiscos ou um pouco de ração para oferecer ao animal de tempos em tempos.
Lembre-se que muitas horas sem uma alimentação adequada ou uma boa hidratação pode ser prejudicial para o seu pet.
Dicas de segurança para levar o animal de estimação no carro
1) Nunca deixe seu animal de estimação solto:
Essa é a nossa dica mais valiosa! Ainda vemos muitos tutores que andam com o cachorro solto pelo carro, mas essa prática pode aumentar as chances de acidentes e colisões.
Por isso, jamais permita que seu animal de estimação fique solto dentro do carro. Isso é extremamente perigoso, pois ele pode distrair o motorista, sofrer lesões em caso de acidente e até mesmo escapar se uma porta ou janela for aberta. Ou seja, mantenha seu pet seguro e preso durante todo o trajeto.
2) Cinto de segurança para cachorro:
Você sabia que existem cintos de segurança especialmente projetados para nossos companheiros de quatro patas? Eles podem ser presos ao cinto de segurança do carro ou ao sistema de ancoragem LATCH. Esses cintos de segurança mantêm seu animal no lugar, reduzindo o risco de lesões em caso de colisão ou parada brusca.
3) Caixa de transporte:
Se preferir, você pode trocar o cinto de segurança por uma caixa de transporte adequada para o seu pet. Escolha um tamanho que permita que ele se mova e se vire confortavelmente, mas não tão grande a ponto de permitir movimentos excessivos. Assim, você evita acidentes e mantém seu pet protegido durante o trajeto.
4) Protetores de bancos:
Para evitar pelos, arranhões, urina ou qualquer tipo de sujeira nos bancos do seu carro, utilize protetores específicos para animais de estimação. Além de proteger o estofamento do veículo, esses acessórios ajudam a delimitar o espaço do seu pet.
5) Grade de separação para animal de estimação:
Se o seu carro permitir, você pode considerar a instalação de uma grade de separação entre a área do motorista e o banco de trás. Isso pode ser válido para cachorros de grande porte, uma vez que a grade mantém seu animal de estimação na parte traseira do veículo, evitando que ele pule para a área do motorista e causando movimentos acidentais.
Pronto, agora você já sabe algumas dicas de segurança e conforto para levar seu animal de estimação na próxima viagem. Para conferir mais dicas como essa, é só acompanhar nossas redes sociais.