Atualmente, uma das tendências do universo automobilístico é o carro elétrico. Seja pelo fato de ser um grande aliado da sustentabilidade e economia, por não emitir poluentes e gases na atmosfera, ou por estar ligado à ideia de modernidade e evolução. 

Mas, você sabe o que é de fato um carro elétrico? Sabe nos dizer se a sua oficina está preparada para atender e realizar reparos em modelos assim? Ou os conhecimentos e equipamentos necessários para cuidar desses novos modelos?

Se por acaso não sabe a resposta para alguma dessas perguntas, ou até mesmo se a resposta for negativa, não tem problema. Basta continuar a leitura deste nosso artigo. Ao final, você saberá um pouco mais sobre o assunto.

 

O que é um carro elétrico?

Carros elétricos são veículos, geralmente de passeio, movidos a propulsão elétrica, podendo ser subdivididos em três categorias distintas: híbrido, híbrido plug-in e elétrico puro.

Enquanto em alguns modelos ainda existe o combustível fóssil trabalhando com o sistema elétrico, em outros existem apenas baterias, em sua maioria de lítio, que permitem o funcionamento do motor e todo o restante. 

E tem mais, você sabia que os carros elétricos possuem maior desempenho, torque e aceleração do que os modelos à combustão?

Além disso, esses veículos não emitem poluentes ou gases na atmosfera. Também são mais silenciosos, já que seu motor é bem diferente dos tradicionais. Por exemplo, como não é preciso “queimar” o combustível, os processos são mais simples e menos barulhentos.

Entretanto, como não existe algo perfeito, veículos movidos a bateria também possuem desvantagens. A principal delas é que hoje esses veículos são caros, assim como sua manutenção que requer profissionais especializados.

Outra questão preocupante é a demanda pela matéria prima utilizada na produção da bateria. Vale ressaltar que essa é uma matéria finita e que sua procura cresce cada dia mais. Não apenas no mercado automobilístico, mas também nas empresas que produzem a maioria dos aparelhos eletrônicos.

 

Como saber se sua oficina mecânica está preparada para atender os carros elétricos?

Em primeiro lugar, não é qualquer mecânico ou oficina que pode realizar a manutenção de veículos assim. Por mais que seja um automóvel com o design muito parecido com o de combustão, o motor é completamente diferente. Por isso, o primeiro passo é ter um colaborador com o certificado de um curso NR10, cujo conteúdo é focado na segurança sobre o manuseio em instalações de alta voltagem

Outro ponto importante é o espaço e as ferramentas necessárias para realizar os reparos. Tenha em mente que sua oficina precisa ter equipamentos de seguranças específicos para conter a voltagem elevada que circula dentro desses veículos. 

Ou seja, se sua oficina não se enquadra exatamente no cenário acima, algumas medidas precisam ser tomadas. E é melhor ir se preparando para esse investimento, já que a média de gastos para adaptações gira entre R$ 90 mil a R$ 250 mil dependendo dos equipamentos, marcas e estrutura.

Por ser uma tendência em alta, principalmente com as preocupações em relação a preservação do meio ambiente, aproveitar essa oportunidade de baixa concorrência no mercado pode ser excelente para a sua oficina. Se já existir demanda em sua região, você pode sair na frente e se estabelecer como uma oficina pioneira no assunto após conseguir as certificações necessárias.

 

Dica Revvi

Vale reforçar que antes de qualquer manutenção nesses novos sistemas, é crucial que você ou um mecânico da sua equipe faça um curso específico para que não surjam surpresas desagradáveis durante o procedimento.

Tenha em mente que alguns desses veículos trabalham com voltagem de corrente alternada trifásica e outros com corrente contínua. Enquanto alguns utilizam 200 volts, outros podem chegar até mais de 600 volts.

Portanto, todo cuidado é pouco antes de executar qualquer serviço nesse tipo de veículo, combinado?

Alguns preparos para adaptar a sua oficina para carros elétricos

Basicamente você precisará seguir as 3 etapas básicas para atender as necessidades de seus clientes com modelos assim. São elas:

 

1) Capacitar pelo menos 1 de seus mecânicos

Por ser um motor muito complexo, é fundamental capacitar a formação específica de pelo menos 1 profissional do seu time. Lembre-se que esse tipo de manutenção é mais delicado devido ao risco de choques de alta voltagem.

Por isso, algumas oficinas fazem parcerias com escolas técnicas como, por exemplo, o SENAI. Dessa forma, fica mais fácil garantir um treinamento de qualidade para sua equipe.

Lembre-se sempre desta nossa dica: faça um bom curso de veículos elétricos antes de iniciar qualquer serviço. Esse tipo de manutenção não aceita erros!

 

2) Local separado e preparado para receber somente os veículos elétricos

Em seguida, outra necessidade é um local separado dos demais para ser a área de reparos e armazenamento dos equipamentos para carros elétricos. De preferência com medidas de segurança para isolar altas voltagens que podem sair do motor ou da bateria na hora do conserto.

 

3) Comprar ferramentas e equipamentos próprios para carro elétrico

E claro, sem a ferramenta certa o conserto não acontece, não é mesmo? Logicamente, grande parte das ferramentas para se trabalhar em modelos assim são especiais. Por exemplo, muitas possuem revestimento de isolante termoelétrico para maior segurança do técnico previamente capacitado.

Isso sem contar as medidas de segurança que citamos anteriormente. 

Agora você já consegue responder aquelas perguntas feitas no começo, não é mesmo? E para se manter sempre atualizado sobre as tendências para aprimorar sua oficina mecânica, basta acompanhar nosso blog. Para isso é só clicar aqui.