Todo motorista já se deparou com as luzes no painel do carro, não é mesmo? Afinal, ao dar a partida ou acender o farol de milha é possível encontrar alguns desses avisos.

E mesmo com o avanço da tecnologia e o surgimento dos computadores e navegadores de bordo, algumas notificações ainda acontecem por meio de sinais luminosos no painel. Ou seja, é indispensável que os motoristas conheçam esses avisos.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre cada luz do painel, nós da Revvi criamos uma série de artigos para te mostrar a classificação e o significado de cada um destes avisos luminosos.

Dessa forma, você poderá utilizar o seu veículo de forma ainda mais segura. Vamos começar?

 

Qual a importância das luzes no painel do carro?

Primeiramente você precisa saber que estas luzes são avisos sobre o funcionamento de determinada parte do carro. Desde coisas mais simples como faróis ativos, até algo mais grave como aquecimento de motor ou falta de combustível. 

Importante observar que a gravidade e urgência dependerá de sua cor, já que elas são divididas em três categorias de acordo com a sua urgência:

  • Não urgentes: são os ícones que aparecem em branco, azul e verde. Avisam sobre a ativação de alguma função, como seta.
  • Atenção: são amarelas e alaranjadas. São avisos sobre situações no veículo que precisam de sua atenção, como o baixo nível do combustível ou irregularidade no funcionamento do motor.
  • Perigo: são as luzes vermelhas. Quando um desses ícones aparece nesta cor você ou o seu veículo corre perigo. Na maioria dos casos é necessário estacionar instantaneamente e procurar por sua seguradora ou seu mecânico de confiança.

A seguir você conhecerá um pouco mais sobre os principais sinais da categoria não urgente (luz branca, azul e verde).

 

Luzes no painel do carro não urgentes: branca, verde e azul

De maneira geral, as luzes brancas indicam alguma ação que está ocorrendo no veículo. Por exemplo, algum airbag desativado. 

 Já as luzes verde e azul indicam que você acionou alguma função do automóvel e está utilizando-a. Assim que desativá-la, a luz se apagará.

Confira abaixo alguns dos alertas principais:

 

Avisos na cor branca

1) Lembrete de manutenção preventiva

Uma das luzes não urgentes mais interessantes para os motoristas de alguns veículos hoje em dia é a de manutenção preventiva. Geralmente ela acende quando está próximo do período ideal para realizar a revisão do veículo.

 

2) Sensor de estacionamento

Quanto aos modelos de veículos que contam com um sistema de auxílio para estacionar, como um sensor de proximidade ou câmeras, essa é uma de suas luzes mais comuns. Isso porque ela acende todas as vezes que você aciona esse sistema para estacionar o seu veículo.

 

3) Modo inverno 

Quando acesa, ela informa que a função de inverno na transmissão automática está ativa para reduzir o torque nas rodas e evitar patinação. Lembrando que esta funcionalidade faz parte de determinados modelos com câmbio automático.

 

4) Vela incandescente

Já a luz que lembra uma mola deitada te informa sobre o funcionamento da vela incandescente ou o aquecimento dos bicos injetores. Ela acende no momento da primeira partida dos motores a diesel e alguns veículos flex que não possuem sistema de partida a frio convencional e o sistema entra em funcionamento quando as temperaturas estão baixas, como no inverno.

 

Avisos na cor verde 

1) Pedal de freio para carros automáticos

Este aviso aparece somente para carros com transmissão automática. É um lembrete para o motorista, ao ativar a ignição, que o pedal de freio deve ser pressionado para ligar o veículo ou para quando o motor estiver em funcionamento, liberar a alavanca de câmbio para que se possa engatar alguma marcha.

 

2) Limitador de velocidade

Se você anda com o limite de velocidade ativado, essa luz permanecerá ligada. Lembrando que você precisa ler o manual do seu veículo com atenção para aprender a usar esta função corretamente e poder programar a velocidade máxima que deseja.

 

3) Lanternas 

Este aviso sempre estará aceso quando você estiver com o farol baixo ativo. Lembrando que é lei trafegar com ele em rodovias, independente do horário. Já para o farol alto a luz se torna azul e também se apaga assim que o mesmo for desativado.

 

4) Farol de milha

Também muito conhecida pelos motoristas, principalmente quem dirige muito em estradas, esta luz indica que o farol de milha (ou neblina) está aceso.

 

5) Tração 4×4

Por fim, não podemos deixar de falar desse aviso exclusivo para veículos com sistema de tração 4×4, por exemplo, os OFF ROAD. Esta luz tem a função de indicar que a tração 4×4 está ativa.

E aí, já conhecia todas essas luzes não urgentes? Em nosso próximo artigo te ensinaremos sobre as luzes no painel que fazem parte do grupo de atenção (amarelas e alaranjadas).

 

Para acompanhar os novos conteúdos é só seguir as nossas redes sociais instagram e linkedin.