Quer preparar sua oficina para as tecnologias emergentes? Preparamos um conteúdo exclusivo para falar sobre as tendências de 2023 no mercado automotivo. 

Para isso, contamos com a participação especial de Joel Leite, da empresa AutoInforme, e Anderson Silva, da empresa Andecar, parceiro certificado Revvi.

 

Quais são as principais tendências de 2023 para o mercado automotivo?

1) Eletrificação das frotas no mercado automotivo

Em primeiro lugar é preciso entender que se comparado com grandes potências europeias, Estados Unidos e até mesmo a China a eletrificação da frota no Brasil ocorre de maneira diferenciada. Isso porque existem leis, políticas e acordos internacionais que fazem com que alguns países tenham ações e preocupações mais ativas com a preservação do meio ambiente e redução da emissão de carbono.

Além disso, é preciso levar em conta a questão tecnológica e financeira para essa limpeza na frota. Enquanto países de primeiro mundo possuem recursos e conhecimento mais avançados, o Brasil enfrenta grandes obstáculos para estas questões. Justamente por isso o foco brasileiro não é a eletrificação da frota, mas sim a descarbonização da mesma.

Vale destaque que no Brasil temos o Etanol (combustível proveniente da cana-de-açúcar) que é uma excelente opção para um combustível mais limpo.

Inclusive, fica o alerta: para a segurança e preservação do meio ambiente é necessário fazer mais do que descarbonizar os automóveis. Afinal, de nada adianta substituir os combustíveis fósseis por energias consideradas sujas, como a energia elétrica originada pela queima de carvão.

Por isso, os profissionais e especialistas da área acreditam que no Brasil haverá uma mescla entre carros movidos a etanol e energia elétrica limpa. Ou seja, o número de carros movidos somente por eletricidade será pequeno em relação a outros países.

 

2) Adaptação das oficinas mecânicas para novas tecnologias

Será que vale a pena preparar sua oficina para as novas tecnologias? A resposta é sim! Mesmo que apenas 1% dos brasileiros utilizem carros híbridos ou elétricos, é importante estar preparado para o futuro. Acredita-se que até 2050 teremos 20% da frota brasileira composta por carros elétricos.

Mas, não podemos pensar apenas nos carros elétricos ou híbridos. É preciso buscar capacitações e informações para lidar com as novas tecnologias que já estão presentes nos modelos mais recentes.

Infelizmente hoje existem muitas oficinas que ainda não estão prontas para lidar com as exigências atuais de acessórios ou de um sistema elétrico mais completo. Além de ser um risco de estagnação para sua oficina, essa falta de conhecimento pode ocasionar erros graves na hora de fazer algum reparo em um carro novo. 

Ou seja, além de perder oportunidades para a concorrência, você também pode gerar insatisfação e reclamações entre seus clientes. Por isso, vale a pena investir tempo e recursos para buscar conhecimentos, cursos e atualizações sobre tecnologias, sistemas elétricos e novos acessórios. 

Lembre-se que já existem oficinas que estão focando exclusivamente na parte elétrica. Resultado? Estão conseguindo oferecer qualidade, segurança e atender uma boa parte do mercado. 

 

3) Criação de uma nova cultura no setor de reparos

Por fim, outro grande destaque é a mudança cultural que está começando no setor. Isso significa que para muitos profissionais do ramo fica claro a necessidade de união. Seja pelo surgimento de novas tecnologias e especificidades de marcas e modelos, ou pela falta de apoio por parte do governo.

Por isso, no lugar de uma rivalidade tóxica devemos incentivar e participar de grupos sólidos entre mecânicos de confiança para troca de informações sobre reparos, novas tecnologias e tendências do mercado. Assim, todos conseguem ajudar uns aos outros e se estabelecem no mercado enquanto se especializam no melhor que sabem fazer.

Lembre-se que quanto mais conhecimento e rede de contatos você tiver, maiores as chances de receber indicações e clientes que ainda não conhecem seus serviços.

 

Como se preparar para as tendências de 2023?

Provavelmente agora você já tem algumas ideias de como se preparar para as novidades do ano que vem, não é mesmo? Para te ajudar ainda mais, a Revvi separou algumas dicas trazidas pelo Joel Leite e pelo Anderson Silva que podem auxiliar um planejamento para os próximos 3 anos:

  • Pesquise e escolha uma segmentação, seja por marca ou nicho e prepare sua oficina e profissionais;
  • Tenha capacitação em eletrônica embarcada;
  • Busque informações, aprimoramento e capacitação constantemente;
  • Crie um grupo ou rede com profissionais de sua confiança para troca de informações e indicações;
  • Busque o Sindicato dos Reparadores para saber sobre seus direitos, deveres, informações ou capacitações;
  • Fique por dentro das novidades de grandes fabricantes de carros e peças;
  • Não subestime a descarbonização da frota brasileira;
  • Utilize a tecnologia como a sua aliada;
  • Tenha uma gestão eficaz e assertiva;

 

Dica extra: Seja um parceiro Revvi e esteja pronto para os desafios dos próximos anos

Por fim, trouxemos uma dica de ouro para 2023. Com o aplicativo Revvi você entra para um seleto grupo de oficinas mecânicas certificadas pela qualidade e segurança.

Além de contar com o apoio e troca de experiência entre excelentes profissionais do mercado, você pode acessar inúmeras ferramentas do nosso aplicativo para organizar sua oficina, divulgar sua agenda, encontrar novos clientes na região e oferecer um checklist de nível internacional em apenas 15 minutos. 

E o melhor: tudo isso sem gastar nada! Então, está esperando o que?  Faça o download do app e seja um parceiro Revvi