Entenda algumas práticas que prejudicam as oficinas mecânicas e saiba como evitá-las
Engana-se quem acredita que para manter oficinas mecânicas funcionando basta possuir bons clientes antigos. Assim como em outros setores, ter boas estratégias faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que você não deve fazer na sua oficina. Vamos lá?
5 práticas que fazem as oficinas fecharem as portas
Antes de mais nada, vale destacar que a maioria dos fatores estão relacionados a falta de uma gestão de negócios adequada. Por isso, recomendamos que você sempre reserve um tempo para se atualizar.
Estudar sobre as novas tecnologias dos veículos, empreendedorismo, retenção e fidelização de clientes ou até mesmo liderança pode trazer novos resultados. Agora, vamos ao que interessa:
1) Falta de informações e de um planejamento estratégico
Quantas oficinas acabam fechando as portas por falta de capital ou má administração? Infelizmente, ter apenas a capacidade técnica sobre mecânica, funilaria ou elétrica não é suficiente.
É fundamental compreender o básico da administração para manter a mecânica funcionando. Por exemplo, antes de abrir as portas, é importante fazer uma pesquisa de mercado. Com ela, ficará mais fácil para entender o setor, a concorrência e como conseguir novos clientes.
Outro ponto essencial é acompanhar de perto os indicadores do seu negócio. Tenha sempre o controle das seguintes informações: volume de serviço, faturamento, despesas da oficina, datas de pagamento etc. Lembre-se que é preciso organização e disciplina para não deixar nada esquecido.
2) Falta de atenção com os clientes e suas necessidades
Não é difícil ouvirmos histórias de motoristas que tiveram péssimas experiências com oficinas mecânicas. Por exemplo, venda de peças falsas, serviços superfaturados e até atraso na entrega do carro.
Saiba que esse é um ponto muito importante se você quer melhorar seus resultados. Lembre-se que a satisfação e retenção dos seus clientes vai além de consertos e serviços prestados. Uma boa oficina mecânica passa segurança, transparência, honestidade, pontualidade e se preocupa com as necessidades do cliente.
Ter um ambiente respeitoso e acolhedor, principalmente com motoristas que entendem pouco sobre o assunto pode te dar grandes vantagens competitivas.
Para isso, é fundamental coletar feedbacks e avaliações para entender se você está no caminho certo.
3) Parar de estudar e de modernizar as oficinas mecânicas
Sabemos que hoje tudo muda muito rápido. Existem várias tecnologias novas sendo desenvolvidas para transformar o mercado automobilístico. Por exemplo, os carros híbridos e elétricos.
E todo bom mecânico precisa estar atento para essas inovações. As oficinas de sucesso estão sempre se modernizando para atender às novas demandas e modelos de veículos. Por isso, tenha sempre tempo e um orçamento reservado para se atualizar.
Caso contrário, você corre um sério risco de fechar as portas no futuro.
4) Gestão financeira desorganizada
Outro grande problema nas oficinas mecânicas é conseguir organizar o financeiro. Sem dinheiro nenhum negócio sobrevive. A falta de capital pode prejudicar a compra de peças e equipamentos de qualidade. Isso sem contar no salário dos funcionários ou aluguel do local.
Dessa forma, o primeiro passo é organizar e cuidar frequentemente da situação financeira da sua oficina. Reserve o valor necessário para cobrir as despesas (aluguel, contas, salários, investimentos etc.) e defina o valor da sua retirada mensal.
5) Pouca divulgação e investimentos para conseguir novos clientes
Nem todas as oficinas conseguem manter uma carteira de clientes recorrente e com bom volume de serviços. Motivo que impacta diretamente na saúde financeira do negócio, podendo levar à falência.
Para evitar essa situação, acompanhe o fluxo de trabalho. Fique de olho também na recorrência dos clientes para ter certeza de que haverá faturamento suficiente.
Por fim, invista em canais de comunicação para divulgar a sua oficina mecânica. Hoje em dia existem inúmeras formas de marketing para você escolher. Mas, é importante escolher uma opção que caiba no seu bolso e traga uma nova clientela.
Dica Revvi para as oficinas mecânicas
Agora que você já sabe o deve fazer, sua oficina está mais próxima do sucesso! Sabe o que mais te ajuda a manter as portas abertas? Bons parceiros.
Aqui na Revvi nós te ajudamos a conseguir e fidelizar mais clientes. E o melhor: sem você gastar nada!