Entenda algumas práticas que prejudicam as oficinas mecânicas e saiba como evitá-las

Engana-se quem acredita que para manter oficinas mecânicas funcionando basta possuir bons clientes antigos. Assim como em outros setores, ter boas estratégias faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que você não deve fazer na sua oficina. Vamos lá?

 

5 práticas que fazem as oficinas fecharem as portas

Antes de mais nada, vale destacar que a maioria dos fatores estão relacionados a falta de uma gestão de negócios adequada. Por isso, recomendamos que você sempre reserve um tempo para se atualizar.

Estudar sobre as novas tecnologias dos veículos, empreendedorismo, retenção e fidelização de clientes ou até mesmo liderança pode trazer novos resultados. Agora, vamos ao que interessa: 

 

1) Falta de informações e de um planejamento estratégico 

Quantas oficinas acabam fechando as portas por falta de capital ou má administração? Infelizmente, ter apenas a capacidade técnica sobre mecânica, funilaria ou elétrica não é suficiente. 

É fundamental compreender o básico da administração para manter a mecânica funcionando. Por exemplo, antes de abrir as portas, é importante fazer uma pesquisa de mercado. Com ela, ficará mais fácil para entender o setor, a concorrência e como conseguir novos clientes. 

Outro ponto essencial é acompanhar de perto os indicadores do seu negócio. Tenha sempre o controle das seguintes informações: volume de serviço, faturamento, despesas da oficina, datas de pagamento etc. Lembre-se que é preciso organização e disciplina para não deixar nada esquecido.

 

2) Falta de atenção com os clientes e suas necessidades

Não é difícil ouvirmos histórias de motoristas que tiveram péssimas experiências com oficinas mecânicas. Por exemplo, venda de peças falsas, serviços superfaturados e até atraso na entrega do carro.

Saiba que esse é um ponto muito importante se você quer melhorar seus resultados. Lembre-se que a satisfação e retenção dos seus clientes vai além de consertos e serviços prestados. Uma boa oficina mecânica passa segurança, transparência, honestidade, pontualidade e se preocupa com as necessidades do cliente.

Ter um ambiente respeitoso e acolhedor, principalmente com motoristas que entendem pouco sobre o assunto pode te dar grandes vantagens competitivas.

Para isso, é fundamental coletar feedbacks e avaliações para entender se você está no caminho certo.

 

3) Parar de estudar e de modernizar as oficinas mecânicas

Sabemos que hoje tudo muda muito rápido. Existem várias tecnologias novas sendo desenvolvidas para transformar o mercado automobilístico. Por exemplo, os carros híbridos e elétricos.

E todo bom mecânico precisa estar atento para essas inovações. As oficinas de sucesso estão sempre se modernizando para atender às novas demandas e modelos de veículos. Por isso, tenha sempre tempo e um orçamento reservado para se atualizar.

Caso contrário, você corre um sério risco de fechar as portas no futuro. 

 

4) Gestão financeira desorganizada

Outro grande problema nas oficinas mecânicas é conseguir organizar o financeiro. Sem dinheiro nenhum negócio sobrevive. A falta de capital pode prejudicar a compra de peças e equipamentos de qualidade. Isso sem contar no salário dos funcionários ou aluguel do local. 

Dessa forma, o primeiro passo é organizar e cuidar frequentemente da situação financeira da sua oficina. Reserve o valor necessário para cobrir as despesas (aluguel, contas, salários, investimentos etc.) e defina o valor da sua retirada mensal. 

 

5) Pouca divulgação e investimentos para conseguir novos clientes

Nem todas as oficinas conseguem manter uma carteira de clientes recorrente e com bom volume de serviços. Motivo que impacta diretamente na saúde financeira do negócio, podendo levar à falência. 

Para evitar essa situação, acompanhe o fluxo de trabalho. Fique de olho também na recorrência dos clientes para ter certeza de que haverá faturamento suficiente. 

Por fim, invista em canais de comunicação para divulgar a sua oficina mecânica. Hoje em dia existem inúmeras formas de marketing para você escolher. Mas, é importante escolher uma opção que caiba no seu bolso e traga uma nova clientela. 

 

Dica Revvi para as oficinas mecânicas

Agora que você já sabe o deve fazer, sua oficina está mais próxima do sucesso! Sabe o que mais te ajuda a manter as portas abertas? Bons parceiros.

Aqui na Revvi nós te ajudamos a conseguir e fidelizar mais clientes. E o melhor: sem você gastar nada! 

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