Recentemente o Fantástico exibiu uma matéria sobre o golpe dos motoristas nos postos de combustíveis, fato que acendeu um alerta para todos do universo automobilístico. Seja você dono de um estabelecimento ou motorista. Afinal, não é de hoje que tanto alguns consumidores, como alguns prestadores de serviço agem de má fé para benefício próprio.

Por isso, no ano passado trouxemos algumas dicas para motoristas não caírem em golpes de frentistas e saírem com prejuízo dos postos. Mas, recentemente houveram relatos de novos golpes e resolvemos criar este novo artigo para te ajudar.

Aqui você aprenderá um pouco mais sobre os mais recentes tipos de fraudes automobilísticas e dicas para se proteger. 

Alerta para os postos: motoristas estão fugindo sem pagar 

Para começar, falaremos sobre o golpe que está deixando vários donos de postos de combustível e frentistas em alerta: os motoristas que estão fugindo sem pagar. Os casos ocorreram principalmente nas cidades de Minas, São Paulo, Manaus e Goiás. Mas o alerta serve para todos.

Infelizmente vivemos uma situação de elevada inflação que está afetando cada vez mais o bolso dos motoristas, em especial quando o assunto é combustível. Por isso, alguns consumidores fraudulentos começaram a fugir assim que a mangueira é retirada do veículo. E o preocupante é que essa prática está aumentando. 

Segundo a reportagem do Fantástico, mencionada no início do artigo, cerca de 90% dos associados da AbriLivre já sofreram este tipo de golpe. Inclusive, muitos destes golpistas aparecem de forma recorrente no mesmo estabelecimento, alternando a bomba ou o turno para obter sucesso.

Por outro lado, também existem aqueles golpistas que passam despercebidos. Geralmente são aqueles consumidores extremamente simpáticos e gentis, que transmitem a sensação de familiaridade. Mas, essa simpatia acaba sendo apenas uma distração para fugirem com mais facilidade quando o frentista busca a máquina do cartão.

Por mais que seja mais frequente em postos de combustíveis, outros estabelecimentos também devem redobrar a atenção. Confira algumas dicas para se proteger:

  • Fique atendo aos clientes que agem de maneira estranha;
  • Tenha sempre por perto uma máquina de cartão ou chave PIX para não dar oportunidade de fuga aos eventuais golpistas;
  • Acompanhe blogs, jornais e grupos de estabelecimentos similares para ficar por dentro das notícias sobre a sua região, os possíveis golpistas e novos métodos;
  • Conte com um sistema de segurança como, por exemplo, câmeras de vídeo para coletar provas para uma eventual denúncia;

Alerta para os motoristas: golpe do combustível adulterado

Mas, não são só os proprietários e funcionários que estão sofrendo com a onda de golpes. Os motoristas também precisam ficar alerta para não cair em propaganda enganosa. E um bom exemplo é um golpe bem antigo e comum: o combustível adulterado.

Infelizmente não é difícil encontrar motoristas que abastecem o carro em um posto de baixa qualidade acreditando ser um de bandeira reconhecida. Por isso, para ter certeza que você está em um posto oficial e colocando combustível de qualidade nós separamos algumas dicas práticas:

  • Dê preferência para estabelecimentos conhecidos, seja por você ou indicação confiável de parentes ou amigos;
  • Exija sempre a sua nota fiscal. Ela serve tanto para te certificar da origem do estabelecimento quanto para uma eventual denúncia;
  • Verifique a quantidade indicada de combustível no medidor do painel;
  • Acompanhe o consumo e o rendimento de seu veículo;
  • Não abasteça em postos com um preço muito abaixo da região;
  • Você pode entrar em contato com Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) caso desconfie de combustíveis adulterados;

Alerta para os motoristas: golpe do falso mecânico

Por fim, selecionamos um golpe que voltou a assombrar o Rio de Janeiro. Nele, criminosos abordam as vítimas após uma suposta falha mecânica. Ao se aproximar do veículo, os golpistas alegam ser mecânicos de confiança que só desejam ajudar o motorista.

Inclusive, para ganhar a confiança das pessoas, muitos acabam se vestindo com trajes de oficina como, por exemplo, uniformes ou macacões. 

Além disso, também dizem trabalhar nas proximidades ou que são parceiros do seu seguro. Mas, enquanto analisam o seu carro, eles aproveitam para soltar um cabo, danificar uma peça ou derramar óleo no chão para te convencer que existe um problema. 

Sem perder tempo, eles se comunicam com eventuais parceiros para arranjar uma peça para o suposto reparo. E, na realidade, o seu veículo que estava em perfeito estado passa por um conserto desnecessário e duvidoso. 

Para não cair em golpes assim, você deve tomar os seguintes cuidados:

  • Não parar o veículo em lugares desconhecidos ou sem movimento;
  • Só estacionar em acostamentos quando realmente necessário, por exemplo uma pane mecânica ou pneu furado;
  • Aceitar ajuda somente de profissionais que você solicitou, como seguradora ou agentes oficiais. E não se esqueça de conferir as credenciais do mesmo.

Outra dica para evitar o golpe do falso mecânico é contar com uma rede de profissionais qualificados e credenciados para sempre cuidar bem do seu veículo. Para isso, você pode contar com a Revvi.