Se você viu nosso conteúdo sobre auto centers, então já entende a diferença entre eles e as oficinas mecânicas. Além disso, também sabe que na categoria oficina, existem diferentes tipos como, por exemplo, a oficina especializada. Mas, você sabia que entre esse tipo também existem vários ramos?

E, por dominarem com profundidade determinados conhecimentos, esses locais acabam atraindo a confiança dos clientes e permitindo uma fidelização ainda maior. 

 

O que é uma oficina especializada?

Como seu nome já diz, é uma oficina mecânica que trabalha exclusivamente com um ou dois setores do ramo automobilístico. Ou seja, seu foco principal será em alguma marca, tipo ou parte de veículo. Por exemplo: as oficinas especializadas em carros híbridos, as especializadas em Ford ou até mesmo as especializadas em suspensão.

Possuir uma oficina assim pode ser muito lucrativo e mais vantajoso que uma oficina geral. Isso porque acaba sendo mais prático e produtivo acompanhar as inúmeras inovações e tecnologias do ramo. O que também facilita o fortalecimento da sua marca como referência em determinado tipo de manutenção.  

Sem contar que você ainda pode se credenciar com o fabricante de algum componente, caso escolha se especializar em determinada marca ou modelo de carro. Com essa credencial você também terá algumas vantagens, como a possibilidade de conseguir as ferramentas e peças que são necessárias para os reparos de maneira mais rápida.

 

Como se tornar uma oficina especializada?

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que você não precisa ser credenciado do fabricante para se tornar uma oficina especializada na marca ou modelo do carro desejado. Porém, como dito acima,  não há como negar que as oficinas desse tipo possuem algumas vantagens que são importantes para esse ramo. Sendo assim vamos ao que você realmente precisará para entrar nesse segmento:

 

1) Decida a área de especialização

O primeiro passo é decidir qual será o seu foco. E uma boa maneira de tomar essa decisão é analisando o seu negócio e os conhecimentos que você ou a sua equipe possuem. Por exemplo, qual é o ponto forte de vocês hoje? Em qual tipo de carro ou de conserto vocês são referências? Ou qual deles traz mais lucro e volume de serviço? Existe oportunidade no mercado a longo prazo?

Essas são apenas algumas reflexões que podem te ajudar na hora de tomar essa decisão. 

 

2) Procure pelas ferramentas e equipamentos necessários

Em segundo lugar, você e sua equipe precisarão contar com as ferramentas, tecnologias e conhecimentos necessários para atuar como especialistas na área escolhida. Afinal, cada segmento possui suas próprias particularidades e, provavelmente, será necessário equipamentos específicos. 

Um bom exemplo é o conjunto de softwares necessários para reparos em modelos de luxo ou até mesmo os veículos elétricos que exigem toda uma estrutura adaptada. Vale lembrar também que com a evolução da tecnologia até os modelos mais novos fabricados no Brasil já possuem sistemas que são diferentes quando comparados com os carros mais antigos.

 

3) Invista na divulgação de sua oficina especializada

Por fim, você precisará investir na divulgação de sua mecânica conforme a nova área de atuação. Isso te ajudará na hora de atrair os clientes certos, além de permitir a construção e fortalecimento da sua marca no mercado.

 

Onde encontrar cursos e treinamentos para ter uma oficina especializada?

Primeiramente, se você ou alguém da sua equipe possui alguma faculdade de engenharia vale a pena considerar cursos de pós-graduação nessa área. Mas, se a maioria da equipe tem como base cursos técnicos ou próprios para mecânica, o foco deverá ser em cursos que não precisam de graduação em engenharia.

Como já mencionado, a maioria dos fabricantes disponibiliza cursos e treinamentos para seus modelos e peças. Algumas inclusive têm parcerias com institutos de educação com reconhecimento na área, como é o caso da BMW e do SENAI/SP. 

Por isso, uma ótima dica é entrar em contato com a marca que você deseja se especializar para conferir as oportunidades de cursos e extensões disponíveis. Já para quem quer se especializar em alguma parte do carro, hoje em dia o que não falta são cursos com excelentes professores e currículo. Como por exemplo a Escola do Mecânico, onde você encontra diversas opções.

Gostou do conteúdo? Para não perder nenhuma dica como essa, é só seguir as nossas redes sociais: Instagram e Facebook. Ou se cadastrar em nossa newsletter: