Saber escolher as peças automotivas é um dos fatores cruciais para evitar uma grande dor de cabeça ou um orçamento elevado. Seja para as manutenções preventivas ou para os eventuais reparos que possam aparecer.

Para isso, é extremamente necessário ter atenção em alguns detalhes na hora de comprar as peças que serão colocadas em seu carro. Afinal, hoje em dia o que não falta são peças de segunda mão ou muito gastas compradas em desmanches sendo vendidas como oportunidade imperdível de desconto. 

 

Por que é importante ter cuidado na hora de comprar as suas peças automotivas?

Você já parou para pensar o que faz o seu carro funcionar? É o conjunto de peças automotivas trabalhando em sincronia. Sendo assim, é fundamental que todos esses componentes sejam de boa procedência.

Isso porque ao utilizar uma peça duvidosa você coloca em risco todo o funcionamento e segurança de seu veículo. Sim, uma única pastilha de freio gasta ou ruim, além de causar um acidente grave pode trazer um prejuízo enorme em todo o sistema de freio.

 

Então, como escolher as peças automotivas de maneira correta?

Não é preciso destacar que o barato pode sair caro quando se trata de manutenção veicular. Porém, nem sempre as peças mais caras serão as mais indicadas para a sua situação.

Inclusive, muitos veículos antigos não possuem peças da marca original, restando a opção de outras fabricantes especializadas nesse componente, modelo do carro ou em antiguidades. Claro, sem perder a qualidade ou segurança do produto.

E você consegue descobrir se são uma boa opção prestando atenção em alguns detalhes como:

  • Selo do INMETRO
  • Reputação da marca
  • Fornecedores seguros
  • Avaliações de clientes que já utilizaram
  • Recomendação de seu mecânico de confiança
  • Desconfiando de preços muitos atrativos
  • Evitando peças de segunda mão ou vindas de desmanche

Agora você pode estar se perguntando o que é este selo do INMETRO e porque ele é uma das garantias que esses componentes são seguros, não é mesmo? Para descobrir as respostas destas perguntas é só continuar com a gente.

 

O que é o selo do INMETRO?

Também conhecida como certificação INMETRO, ele é o comprovante da procedência de um item que está à venda. Para que uma peça automotiva ganhe este atestado é preciso que tenha um bom desempenho nos diversos testes que enfrentará.

Desde testes de resistência, impacto, desempenho, durabilidade até situações comuns do dia a dia. Dessa forma, fica provado a segurança e qualidade do produto. Aliás, você pode consultar a certificação de uma marca ou produto, clicando aqui.

Ou seja, optar por peças automotivas com a certificação deste órgão do governo é a garantia de que seu carro estará com componentes confiáveis. Pois com ela você evita uma série de problemas que causam uma grande dor de cabeça.

 

Qual o risco de utilizar peças automotivas não confiáveis?

Ao comprar peças de segunda mão, já utilizadas ou sem o selo do INMETRO você estará correndo grandes riscos. Além de ficar mais vulnerável para acidentes, você também poderá ter grandes prejuízos financeiros.

Isso porque provavelmente será necessário substituir essa peça mais vezes e em um período mais curto de tempo. Isso sem contar que também colocará todo o funcionamento do veículo em jogo, já que um componente como este sobrecarrega os demais de seu sistema.

Outro ponto que devemos reforçar é que você não terá nenhuma garantia ou assistência do fabricante. Ou seja, só você será o responsável por qualquer falha mecânica, acidente ou futuros reparos. 

Desse modo, fica claro que a “economia” no preço deste tipo de peças traz mais prejuízos do que benefícios. Por isso é importante ter muito cuidado na hora de comprar novos componentes para o seu veículo. Para fazer a escolha certa você deverá selecionar produtos de qualidade, assim como sempre opta por mecânicos e oficinas de confiança para cuidar de seu veículo.

Por falar em segurança e cuidados com o seu veículo, acompanhando as mídias sociais da Revvi você terá as melhores dicas, guias e conteúdos sobre como manter a saúde de seu carro em dia. Assim como o valorizar esse patrimônio cada vez mais.

Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram e LinkedIn.