Com certeza você já viu ou ouviu algum comercial de montadoras pedindo para que levassem certos modelos de carros em oficinas autorizadas. Eles possuem imagens do modelo que apresenta problemas de fábrica, bem como a descrição do que está errado e como isso pode afetar a sua segurança. Mas, você sabia que isso se chama recall e é um de seus direitos como consumidor?

Além desse fato, existem muitas outras dúvidas que são bem comuns sobre o assunto. Como, por exemplo, qual é o prazo para levar o veículo na autorizada? É feito algum reparo, reposição de peças ou substituição do veículo?

E se você também tem algumas dúvidas ou deseja simplesmente conhecer um pouco mais sobre esse seu direito como proprietário de automóvel, é só continuar essa leitura.

 

Afinal, o que é o recall?

Como dito acima, é uma solicitação ou aviso público das montadoras destinado aos proprietários de determinados veículos que apresentam defeito de fábrica. Além de ser um instrumento importante para evitar acidentes, também é um direito do consumidor e uma obrigação de todas as montadoras.

Vale lembrar que pelo Código de Defesa do Consumidor é obrigatório a troca e reparo de qualquer peça que apresente defeitos que possam colocar a sua segurança em risco. Por isso o recall é tão importante.

É claro que dependendo da gravidade do erro, o simples reparo não é suficiente. Nesses casos, é recomendado o recolhimento e substituição do automóvel. Além disso, todo o custo desse processo de conserto é de inteira responsabilidade da montadora.

 

Como saber se o seu veículo possui recall?

Bem simples, você pode consultar o site do Denatran com o número de chassi ou da placa. Se preferir, também pode consultar no Google, basta digitar recall e o modelo de seu carro ou moto.

E claro, a montadora deve entrar em contato por vias eletrônicas, correspondência física ou telefonemas. Ah, e como dito acima, os famosos comerciais em televisões e rádios também são comuns.

 

Onde levar o veículo para fazer os reparos?

No momento em que a montadora entrar em contato ela informará tudo o que você precisa saber e fazer. Desde onde se encontra o problema, o motivo dele existir, os riscos que oferece, até as oficinas autorizadas para fazer o conserto.

E se por um acaso você não puder levar nas oficinas determinadas, é necessário ter uma autorização por escrito da montadora para ir em outro local. Ou seja, você precisa escrever uma carta explicando o motivo e informando a oficina que irá realizar o reparo.

Mas, atenção: lembre-se de aguardar a resposta com a autorização do conserto no local informado. Caso contrário, a responsabilidade dos gastos pode passar a ser de sua responsabilidade.

 

É obrigatório fazer o recall?

Sim. No dia 12 de abril entrou em vigor a nova Lei de Trânsito que impede o licenciamento de veículos que não participarem dos processos de recall. 

E não é só isso. Esse reparo é altamente recomendado, já que ele só existe por causa de problemas originados no momento da fabricação do automóvel. O motivo principal de fazer o recall é que a maioria dessas falhas, de alguma forma, acabam colocando a sua segurança física em risco.

Por exemplo, você sabia que simples defeitos no airbag ou em alguma peça do banco podem resultar em fraturas e/ou perda de membros em casos de batida? Ou que falhas na bomba do combustível, parte elétrica ou no motor podem gerar incêndios com o passar do tempo e uso do veículo? Também podem existir riscos de  instabilidade ao se atingir determinada velocidade ou quilometragem.

Por fim, o problema mais comum, é a falha no sistema de retenção suplementar (SRS ou mais popularmente conhecido como AirBag) que pode falhar em caso de colisão aumentando e muito o risco de graves ferimentos aos ocupantes do veículo.  

 

E o que acontece se eu não fizer?

Se o recall não for feito em até um ano desde o início da campanha de divulgação conforme a nova lei de trânsito, você ficará impedido de realizar o próximo licenciamento. 

Pronto. Agora que você já sabe o que é o recall, que tal conhecer um pouco mais sobre a Revvi? 

 

Revvi: cuidando de quem anda com você!

Com nosso app fazer a manutenção do seu carro é mais prático e descomplicado. Para conhecer nossa ferramenta de perto e tudo o que podemos oferecer, é só clicar aqui!

Separamos outros conteúdos que você também vai gostar, confira: 

Manutenção preventiva de veículos: por que ela pode salvar sua vida?

 

 

5 dicas rápidas para você cuidar do carro e ver o seu patrimônio se valorizar