Um tema que ainda pode gerar muita dor de cabeça para as mulheres no volante é sem dúvidas a hora de ir à oficina mecânica. Deixar o carro nas mãos de profissionais errados é uma das coisas mais temidas na vida de qualquer motorista. E esse receio é ainda pior quando não temos tanto conhecimento sobre a mecânica do carro, não é mesmo? Por isso, muitas mulheres que gostam de dirigir ainda sentem uma certa vulnerabilidade.

Não que seja regra. Afinal, existem muitos homens sem nenhum entendimento da parte mecânica ou elétrica de seus veículos que também podem ser enganados. Mas, como sabemos que algumas oficinas desonestas costumam tirar mais vantagem do público feminino, preparamos esse artigo para te ajudar a ter mais segurança.

 

5 dicas para as mulheres no volante

Não é de hoje que mecânicos se aproveitam da suposta “fragilidade feminina” para cobrar preços altos em consertos. Além disso, também existem aqueles que inventam problemas inexistentes para ganhar em cima da mão de obra.

Ou seja, o segredo principal para não ser lesado(a) é a experiência, reputação e qualidade que só um profissional de gabarito pode te proporcionar.

Por isso, nosso maior conselho é sempre frequentar um estabelecimento de confiança, com profissionais qualificados e éticos. Aqui na Revvi nós temos uma rede de parceiros que prezam pela transparência e qualidade! Nosso maior objetivo é melhorar a sua experiência automotiva e garantir que você possa cuidar do seu veículo sem dor de cabeça.

Agora, vamos te dar 5 dicas valiosas para aumentar a sua segurança e confiança na hora de deixar seu carro no mecânico. Vamos lá?

 

1) Investigue a reputação da oficina

Em primeiro lugar, e uma das dicas mais importantes: investigue a reputação do mecânico. Saiba o que os outros clientes acharam do serviço e quais são os comentários do local. Para encontrar possíveis queixas e reclamações vale consultar o Google, sites específicos como o Reclame Aqui ou no próprio aplicativo Revvi.

Outro canal muito importante são as redes sociais. Afinal, é lá que a maioria dos clientes fidelizados e os que possuem experiências negativas deixam seus comentários.

 

2) Mulheres no volante, não tenham vergonha de perguntar e pesquisar

Antes de ir até uma oficina desconhecida, vale conversar com um parente ou amigo(a) que tenha algum conhecimento de carro. Você poderá explicar o problema ou os barulhos que está ouvindo no veículo para que essa pessoa te dê alguns conselhos ou sugestões do que está errado. Aproveite também para tirar algumas dúvidas sobre o funcionamento do veículo.

Outra possibilidade é pesquisar em fontes confiáveis da internet sobre o problema em questão. Com isso, você já terá informações valiosas para dialogar com o mecânico. Ou seja, as chances de ser enganada reduzem consideravelmente. 

 

3) Preste atenção aos sinais de alerta 

Alguns sinais de alerta para golpes e/ou consertos que não precisam ser realizados estão na forma com que os mecânicos falam. Geralmente, quando eles só usam termos técnicos há uma possível intenção de “intimidar” o cliente ou passar a sensação de que o problema é muito maior do que parece.

Por outro lado, explicações muito genéricas e sem aprofundamento também podem indicar um golpe. Em alguns casos, ele pode simplesmente ficar dando voltas no mesmo assunto sem detalhar como será o conserto, quais peças estão quebradas e o motivo.

Vale notar também se ele está fazendo reclamações do motor, suspensão ou outra parte fundamental do veículo de maneira exagerada. Isso pode ser um sinal de alerta, principalmente se você já tiver feito uma pesquisa prévia que indicou um possível defeito nos freios, por exemplo. 

Por isso, faça o máximo de perguntas que puder e preste atenção em todos os detalhes das explicações. Lembre-se que para minimizar ao máximo este tipo de situação, você pode contar com a rede Revvi para te auxiliar na resolução do seu problema. 

 

4) Invente um problema que você tem certeza de que não existe

Uma maneira inusitada, mas eficaz de testar se o estabelecimento é honesto e de qualidade é criar um problema imaginário. Dessa forma, você conseguirá testar a veracidade das explicações, a qualidade do atendimento e o profissionalismo do mecânico.

 

5) Peça orçamentos por escrito e detalhados

E falando em orçamentos, solicite-os sempre por escrito e bem detalhado. Desse modo, além de saber exatamente o que precisa ser feito, o nome das peças e os valores de cada item, você consegue comparar diversos orçamentos de modo mais eficaz. 

Além disso, com o detalhamento em mãos, você ainda pode procurar pelas peças originais em lojas de confiança para comparar o preço ou até mesmo comprar por um valor mais baixo que o da oficina.

 

Ebook Gratuito: Tudo que você precisa saber para conservar melhor o seu carro

Agora que você já está um pouco mais preparada para levar seu carro para a oficina, que tal aprender mais sobre alguns cuidados simples para conservar melhor o veículo?

Preparamos um ebook gratuito com algumas dicas práticas e acessíveis para ajudar todas as mulheres no volante! Garanta já o seu clicando aqui.